Modelo de oratória [:


    Queridos, talvez hoje vocês não gostem da postagem tanto quando as outras. Prometi para algumas pessoas da minha antiga escola que postaria a oratória que fiz na Colação de Grau do Ensino Médio, por tanto, está aqui ! :* 


COLÉGIO MILITAR TIRADENTES
 ‘’EDUCANDO PARA A VIDA’’
COLAÇÃO DE GRAU
SÃO LUÍS, 27 DE DEZEMBRO DE 2013


    SAUDAÇÕES:  AUTORIDADES DA MESA, E PESSOAS EM GERAL.

 Sabemos que a Educação consiste na tarefa mais sublime que possa pensar o homem. É através dela, que conseguimos transpor os limites da ignorância, da apatia, do medo e da incapacidade pessoal, diante de um mundo que dia-a-dia se moderniza e exige do indivíduo um alto nível de profissionalismo. É, portanto, este motivo que faz o homem procurá-la como meio de satisfação da necessidade intelectual, de conhecimento e aprendizagem.
Durante anos muitos obstáculos estavam presentes em nossa vida, mas nunca impossíveis de serem ultrapassados. Hoje estamos aqui no Comando Geral como formandos, destacados como vitoriosos e responsáveis por conseguirmos alcançar um dos nossos objetivos mais cobiçados: conclusão do Ensino Médio.
As recordações de momentos únicos vivenciados no percurso de uma difícil jornada vêm á tona e podem nos proporcionar por um longo prazo lágrimas de saudade e felicidade por conhecermos pessoas tão incríveis, responsáveis, companheiras, sinceras, humildes, enfim, por termos obtido uma nova família que nos auxilia e protege sempre quando necessário.
A curiosidade de como seria o regime militar na escola assolou a todos. Os primeiros dias de treino ajudaram, principalmente, a conhecermos as regras e fazermos amizades. Poucos permaneceram tímidos e muitos se tornaram espontâneos. O clima de tensão gerado com a presença do Capitão Ricardo aos poucos foi quebrado, devido a tantas histórias engraçadas que contava. E impossível não recordar do nosso primeiro comandante, Tenente Abreu, que com sua alegria tornou os treinos mais cansativos nos mais divertidos de todos, devido as suas músicas que rapidamente foram aprendidas, inclusive aquela do seu gatinho pético, pelético, pelimpimpético, pelado, peludo, pelimpimpudo.
Diante de tantos momentos essenciais que passamos nessa exemplar instituição de ensino só temos que demonstrar os nossos sinceros agradecimentos a tantos que contribuíram conosco no decorrer dessa magnífica jornada.
Primeiramente á Deus, nosso Pai Supremo, por nos proteger todos os dias e nos proporcionar em cada amanhecer a esperança de que hoje será melhor que ontem.
Elevamos o nosso reconhecimento e consideração às três pessoas que merecem destaque nesta solenidade: Senhor João Alberto de Sousa, nosso querido paraninfo, Senhor Willian Romão, nosso estimado patrono, e ao Senhor Pedro Lucas Fernandes, nosso honroso padrinho.
Ao Ex- Comandante da Polícia Militar, Senhor Coronel Franklin Pachedo Silva que direta ou indiretamente deu uma atenção especial a este estabelecimento de ensino.
Ao Senhor Coronel Aldimar Zanoni Porto, atual Comandante Geral da Polícia Militar, pela disposição em ajudar a escola sempre quando possível, preocupado em direcionar jovens ao exercício da cidadania, afastando-os do caminho das drogas e outros malefícios, proporcionando-lhes o direito de ter uma educação de qualidade que garante o acesso a cursos profissionalizantes e superiores.
Aos comandantes dos batalhões da Polícia Militar pela prontidão e zelo ao cuidarem da segurança dos alunos tanto intra quanto extraescolar.
Á Secretaria de Estado da Educação, na pessoa do Senhor Secretário Pedro Fernandes pelo trabalho que vem desenvolvido na educação no Maranhão e de modo especial, nesta instituição.
Elevamos nossa gratidão ao Major José de Ribamar Costa, Diretor Geral do Colégio Militar Tiradentes, pela forma como vem conduzindo esta escola demonstrando seus ensinamentos como um oficial exemplar. E ao Major Pedro Augusto Lima Brandão, Diretor Adjunto, pela responsabilidade disciplinar em dirigir a escola sempre cobrando a postura adequada e o comprometimento educacional do corpo discente.
Á Companhia de Alunos, comandada pelo Capitão Jorge Ricardo Alves Bezerra e subcomandante Tenente Pitágoras Mendes Nunes que quando necessário sempre estão dispostos a ajudar a todos.
Ao 2º Tenente Denilson de Jesus Coelho de Abreu, comandante do 3º ano, sempre presente com disposição e alegria contagiante demonstrando sua competência na orientação dos alunos. E ao Capitão Medeiros por dedicação e atenção aos alunos.
Aos monitores: Sub. Tenente Dilmar, Sub. Tenente Joniel e Soldado Francisco, pela preocupação em manter a ordem e disciplina no Colégio Militar Tiradentes.
Á eficiente coordenação pedagógica, formada pela Professora Yêda Sá Malta e Professora Núbia Gomes de Azevedo e á supervisão pedagógica, composta pela Professora Monici de Lys Santos Moreira, Sargento Sílvia Regina Moraes da Silva e a nossa querida Professora Simone Cristina Oliveira que em breve retornará ao seu posto com saúde. Agradecemos pela disponibilidade na incansável missão de educar.
Aos mestres pelas horas de dedicação, trabalho, paciência e companheirismo durante esses anos. Jamais os esqueceremos, pois sabemos que sem vocês seria impossível o mérito desta conquista. Aos mesmos, deixamos nosso caloroso abraço.
Agradecemos aos demais funcionários que colaboraram com a limpeza, alimentação e outros serviços, registramos nosso respeito, pois sem vocês nossa escola não seria a mesma.
Aos nossos pais pela colaboração na manutenção dos nossos estudos, apoio, incentivo e estímulo. Pedimos desculpas pelas vezes que não correspondemos às suas expectativas, e reiteramos nossa sincera gratidão pela paciência e carinho.
Aos amigos e amigas, pelas amizades construídas sem pedir nada em troca, pelos saberes compartilhados e motivação constante, agradecemos.
Em suma, não diremos adeus a todos aqueles que ora nos referimos, apenas um até logo, pois a qualquer hora iremos nos encontrar para relembrar os bons momentos porque sabemos que em corações amigos quando as situações vividas são preciosas, consequentemente, nunca serão esquecidas.
  


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Instagram

Sylanita Fernandes Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados